terça-feira, 22 de maio de 2012

22 de Maio - Harvey Milk e a esperança.



“Em algum lugar de ‘Des Moines’ ou ‘Saint Antonio’ há um jovem gay, que derrepente descobre ser gay”.
E sabe que se seus pais descobrirem, ele (a) será mandando embora de casa, os colegas de classe iram zombar da criança e Anita Bryant e John Briggs que também fazem sua parte na TV.
E aquela criança têm duas opções: Ficar no armário, suicídio...E então aquela criança pode abrir um jornal que diz:
"Homossexual eleito em São Francisco", e ter duas novas opções: Ir para Califórnia ou ficar em Saint Antonio e lutar!
Dois dias depois de ser eleito eu recebi uma ligação, era uma voz bem jovem, era de Altoona, Pennsylvania. E a pessoa disse: "Obrigado".
E você tem que eleger gays para que aquela jovem criança e os milhares e milhares como ela, saibam que ainda há esperança em um mundo melhor! Há esperança em um amanhã melhor!
Sem esperança, não só os gays, mas também os negros, os asiáticos, os deficientes, os idosos, os "NÓS"...sem esperança os "nós" desistimos.
Eu seu que você não pode viver só de esperança, mas sem esperança a vida não tem valor.
E você
E você
E você
Tem que dar esperanças a eles"

Harvey Milk nasceu em 1930 e veio a falecer em Novembro de 1978. Importante ativista e político gay, Milk foi um marco na história gay sendo considerado o primeiro gay a ser eleito para um cargo público , como supervisor da cidade de São Francisco.
Milk era um homem de amores intensos, apaixonado por ópera e artes, formado em matemática e militar da marinha dos Estados Unidos. Mudou-se para a tão conhecida Rua Castro no final dos anos 60, onde a mesma seria um marco na vida de Harvey.
O início da carreira política de Milk foi marcado pela falta de apoio de políticos conhecidos que também lutavam pela causa gay, sem verba e sem equipe, mas com um grande poder de comunicação, Harvey conseguiu ficar em 10° lugar com 16.900 votos, mas como nessa época as eleições não eram distritais os votos não foram necessários para Milk ganhar a eleição.
Em 1975, já considerado o "prefeito da Rua Castro", Milk concorre novamente a Supervisor, prometendo não fumar mais maconha e não frequentar saunas gays, além de inovar na aparência, consegue o apoio dos bares, sindicatos, caminhoneiros e bombeiros. Em 1976 com o apoio do prefeito e com o palco erguido em são Francisco, Milk perde novamente a eleição por apenas 4.000 votos, chegando muito mais próximo de seu objetivo. 
Nesse meio tempo o E.U. A teve sua grande explosão pró-gay, onde muita eleições e várias delas perdidas, foram feitas no país para a aprovação do casamento gay. Milk vendo toda uma comunidade acuada saiu às ruas em manifestação, chamando a atenção pelo seus discursos de esperança, luta e motivação.
Milk iniciou seu mandato em 1976 patrocinando um projeto de lei sobre direitos civis que bania a discriminação baseada na orientação sexual. A lei foi chamada de "a mais rigorosa e abrangente da nação", e sua aprovação demonstrou "o crescente poder político dos homossexuais", de acordo com The New York Times. Só o supervisor White votou contra; o prefeito Moscone entusiasticamente assinou a lei com uma caneta azul claro que Milk havia lhe dado para a ocasião.

Milk foi assassinado na prefeitura de são Francisco pouco depois que o próprio prefeito havia sido morto com três balas na cabeça. O autor do assassinato foi Dan White, também supervisor e que por desavenças políticas tornou Milk e o próprio prefeito como inimigos políticos. Dan White cumpriu a pena pelo duplo assassinato de Moscone e Milk por pouco mais de cinco anos. Em 22 de outubro de 1985, um ano e meio após a sua libertação da prisão, White foi encontrado morto em um carro em funcionamento na garagem de sua ex-esposa. Ele tinha 39 anos. Seu advogado de defesa disse aos jornalistas que ele tinha ficado abatido pela perda de sua família, e a situação que ele tinha causado, acrescentando "Este era um homem doente".


A história de Harvey Milk se imortalizou em São Francisco e é lembrado em todo o mundo com orgulho e muita emoção. A história de Milk é uma grande motivação a gays assumidos e não asumidos, ativistas e simpatizantes. Milk não só acreditava na esperança, como fez dela a determinação para mudar a cultura e os pensamentos das pessoas a seu redor.
Quem quizer conhecer melhor a história de vida de Milk, assista "Harvey Milk - A voz da igualdade" e os muitos livros dedicados ao mesmo. Ativista que se prese, já assistiu ;)


Obrigado Milk!






Por Erik


Milk - Trailer


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *