segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia 29 de Agosto - Visibilidade Lésbica

 Nesse dia 29 de agosto é comemorado em todo o país o Dia da Visibilidade Lésbica, data que faz referência a exatos 11 anos quando de 29 de agosto a 1º de setembro aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas, na cidade do Rio de Janeiro.
O evento histórico foi organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro e pelo Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher e reuniu mais de 100 ativistas vindas de diferentes estados brasileiros.


Para Yáskara Guelpa, militante do Coletivo de Feministas Lésbicas e da Associação Flor do Asfalto, a data é importante não só pela celebração, mas para mostrar a necessidade de uma maior atuação do movimento.

"Dentro do universo GLBT ainda a visibilidade lésbica deixa muito a desejar. Seja porque as lésbicas ainda não são mais atuantes, seja porque o universo GLBT, quando a gente fala dos gays, existe ainda um machismo que a gente não pode negar. O Dia da Visibilidade é um dos dias mais importantes considerando que é as lésbicas devem se projetar, se assumirem lésbicas", afirmou Yáskara, que atua na luta pelos direitos das lésbicas há cerca de 10 anos.

Na sua opinião o preconceito ainda é muito grande e prejudica a visibilidade. "Eu acho que ainda o universo das lésbicas está muito enclausurado no medo da discriminação, existe ainda o problema da lésbica não se assumir por medo de perder o emprego. Esse problema ainda existe, tanto que nós temos lésbicas famosas que são atrizes ou cantoras e não se assumem porque sabem que terão problemas na hora de fechar contratos", ressalta a militante que deseja para o futuro que a visibilidade "traga o fim preconceito e que as lésbicas possam assumir a sua lesbianidade para não continuarem sendo estigmatizadas".






















Fonte : http://gonline.uol.com.br/site/arquivos/estatico/gnews/gnews_noticia_19824.htm

Ás lésbicas de todo esse Brasil, nossos parabéns e nossa visibilidade. A luta contra a lesbofobia e a intolerância também abraça sua causa.

Por Erik

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *