quinta-feira, 11 de março de 2010

A mudança já começou. "STM aposenta militar gay das Forças Armadas"

BRASÍLIA - O Superior Tribunal Militar (STM) aprovou nesta quinta-feira, por 7 votos a 3, a exclusão do tenente-coronel Osvaldo Brandão Sayd, de 45 anos, das Forças Armadas por ter mantido uma relação homossexual com um soldado, em agosto de 2006, numa unidade militar em Curitiba. Sayd será aposentado compulsoriamente e segue para reserva remunerada.
O coronel não negou que manteve relação com o soldado Claudemir Rodrigues, mas informou no processo que o encontro entre eles se deu na sua residência
fora da vila militar. Sua argumentação não convenceu o relator do caso, o brigadeiro José Américo dos Santos, que entendeu que a relação entre eles afetou a honra, o decoro e o pundonor (dignidade) militar.
O relator afirmou também que não se trata de preconceito com homossexuais e que ele, quando esteve na caserna, manteve boa relação com militares com essa opção sexual.
- Sua opção sexual não é alvo, mas excessos devem ser coibidos. Se a Constituição veda a discriminação, por outro lado não autoriza liberalidade que denigre a imagem das Forças Armadas.
A ministra civil Maria Elizabeth Rocha, primeira mulher a ter assento no STM, fez uma defesa enfática do coronel Brandão e, num voto de mais de cem páginas, afirmou que o homossexual é perseguido nas Forças Armadas.
- O homossexual não é bem visto na caserna. O Exército é uma instituição masculina. Sua presença causa certo desconforto. Nunca vi nada igual acontecer com militar heterossexual que dá em cima de mullheres. Há um discurso do ódio - disse Maria Elizabeth.



Fonte: http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/pais/mat/2010/03/11/stm-exclui-aposenta-militar-gay-das-forcas-armadas-916046187.asp

Igualdade?
Ordem e Progresso?
Respeito?

Senado = Piada.

Por Erik

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *