Alair Gomes começou a se dedicar à fotografia nos anos 1960, fotografando quase de maneira “obsessiva” belos rapazes nas praias do Rio de Janeiro. Posicionando-se como um voyeur, clicava os belos moços cariocas tanto da areia da praia como da janela de seu apartamento em Ipanema, utilizando-se de teleobjetivas. Entre o final dos anos 60 até 1991, ele registrou também, de maneira sistemática, cenas do carnaval carioca em fotos cuja abordagem homoerótica era uma constante.
O fotógrafo morreu em 1992, assassinado por um jovem segurança de uma loja de discos em Ipanema, com quem mantinha um relacionamento.
Em vida, Alair realizou apenas uma exposição individual. A quase totalidade de seu acervo (cerca de 170 mil negativos e 16 mil fotos) pertence hoje à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, por doação da irmã do fotógrafo, Aíla Gomes. As demais obras estão em propriedade de colecionadores particulares.
Após estrear em Paris e de temporada no Rio de Janeiro, a capital paulista sedia a exposição A New Sentimental Journey (Uma Nova Viagem Sentimental), que reúne imagens inéditas do fotógrafo e crítico de arte Alair Gomes.
Concebida originalmente para a famosa Maison Européenne de La Photographie em Paris, sob curadoria de Miguel Rio Branco, a mostra reúne imagens inéditas, nunca antes apresentadas em exposição, produzidas pelo fotógrafo durante viagem à Europa entre os meses de agosto e outubro de 1983.
O foco de Alair neste trabalho mantém o olhar homoerótico que o tornou célebre, através das fotos de jovens na orla carioca, mas desta vez o objeto é inanimado: estátuas masculinas greco-romanas e renascentistas. Entre as cerca de 700 fotos que Alair clicou em museus na França, Inglaterra, Itália e Suíça, 130 são apresentadas na exposição em São Paulo.
“A ênfase no erótico masculino é – conceitualmente - idêntica à percebida nas célebres séries expostas em Paris em 2001, na Fondation Cartier, de rapazes no Rio”, comenta Fabio Settimi, idealizador da mostra.
“A New Sentimental Journey” - 13 de março a 10 de abril
Segunda à sexta-feira: das 11h às 19h
Entrada franca
Galeria Bergamin: Rua Rio Preto, 63 - Jardins
Tel: (11) 3062-2333
Fonte : http://gonline.uol.com.br/
Por Erik
0 comentários:
Postar um comentário