segunda-feira, 4 de julho de 2011

The Guardian publica matéria sobre perseguição religiosa à comunidade LGBTT


Religião contra-ataca a cultura gay do Brasil


Os brasileiros tendem a ser bastante liberal sobre a questão da sexualidade dos outros, mas os direitos dos homossexuais são ameaçados por um crescente movimento evangélico
Parada do orgulho gay do Brasil em São Paulo
Parada do orgulho gay do Brasil em São Paulo. Foto: Nacho Doce / Reuters
Apesar de uma chuva sub-tropicais pouco, parada a maior do mundo o orgulho gay, em São Paulo, saiu espetacularmente. Que recebeu um amplo apoio público, e não menos do que uma figura Stephen Fry juntou a um grupo colorido de foliões que têm muito a comemorar. O supremo tribunal tinham acabado oficialmente reconhecidos os direitos das uniões do mesmo sexo aos privilégios detidos por casais heterossexuais, e um outro juiz logo após assinado sobre o casamento do país de pleno direito primeiro gay.
Um aspecto das celebrações, no entanto, acendeu a controvérsia.Avenida principal da cidade foi decorado com cartazes , concebido por um grupo de prevenção do HIV, que contou com 12 mal vestido modelos masculinos, denominados como santos católicos, mas com vir-cá parece eo subtítulo:. "Nem mesmo um santo pode salvá-lo Use um camisinha. "O grupo diz que o objetivo era a educação, mas era difícil não ver a campanha como um tiro intencionalmente provocativa na direita religiosa no confronto cada vez mais tensa entre os dois grupos.
A igreja em si, é claro, ofensa registrado publicamente as imagens, mas o novo jogador reais conservador no cenário é o movimento cristão evangélico, uma força política em ascensão, que está montando um assalto ameaçando cada vez mais no movimento pelos direitos dos homossexuais e movendo-se questões sexuais mais perto para o centro da política brasileira. Esse grupo tinha visivelmente organizou uma maciça " Marcha para Jesus "poucos dias antes da marcha do orgulho gay, e não perder muito tempo para se locomover trilhos contra o casamento gay. Neste país tradicionalmente católico, mais e mais pessoas estão se tornando cristãos evangélicos - agora provavelmente mais de 20% da população - e são mais ansioso para fazer sua versão do cristianismo uma questão política.
Apesar da persistência de perseguição, a sociedade dominante oficial brasileiro é relativamente aceitar da cultura gay. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha como um conselheiro espiritual pessoal da libertação gay-friendly teólogo Frei Betto , e os direitos de facto das uniões do mesmo sexo civil têm sido reconhecida no Brasil desde 2004.A igreja se opõe ao casamento gay, mas faz menos de uma confusão sobre a legalidade de uniões civis, eo governo do novo presidente Dilma Rousseff fez um fim à discriminação uma prioridade.
Mas quando Dilma enfrentou sua primeira crise política no início deste ano, como um escândalo de corrupção derrubou seu chefe de gabinete, Antonio Palocci, ela foi atropelada por uma força política que seriam familiares em os EUA, mas é novo aqui no Brasil: o evangélico " bloco "no Congresso. Ele usou seu momento de fraqueza para matar um projeto de lei anti-homofobia que ela favoreceu que tinha sido por muito tempo nas obras. Agora é morto na água até que eles possam chegar a um os gostos bloco evangélico. "É certamente possível ler os cartazes na parada como uma reação agressiva para o movimento evangélico, ou pelo menos a sua idéia do cristianismo", diz Guilherme Altmayer , um artista ativo no movimento dos direitos gays. "Mas há uma guerra claro agora, que vem crescendo, e os últimos movimentos homofóbicos no Congresso têm sido demasiado radical."
Não é inteiramente claro que provocar a comunidade religiosa, criando sinais de que efetivamente convidam o espectador a fazer sexo gay - ainda que protegido - com um santo é a estratégia mais eficaz para promover a causa da comunidade gay. Eles podem ser a mesma probabilidade de ofender meio-of-the-road brasileiros, nominalmente católica, mas geralmente não freqüentar a igreja e, geralmente, bastante liberal sobre a questão da sexualidade dos outros.
Mas, na maior das ex-colônias ibéricas, que se move a sociedade forma não está sendo decidido nos degraus da Igreja Matriz. Ele está sendo jogado nas ruas, no Congresso, e cada vez mais nas congregações evangélicas mais uma reminiscência do sul-americano.

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