Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo realizará três dias de testagem rápida para diagnóstico do HIV
A iniciativa do Programa Municipal de DST/Aids será lançada na segunda (27), na Praça da República e vai até o dia 29 de maio. O objetivo da ação é orientar a população sobre a importância do sexo seguro e do diagnóstico precoce do HIV, que reduz os riscos do tratamento tardio e melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV/Aids.
Nos dia 27 e 28, a atividade acontecerá das 10 às 16 horas e no dia 29, das 9 h às 13 h. A expectativa é realizar cerca de 400 testes rápidos durante os três dias.
Uma pesquisa recente, encomendada pelo Programa DST/Aids, apontou que 43% dos paulistanos fizeram o teste ao menos uma vez na vida. Em 2012, foram realizados, no Município de São Paulo, 408.625 mil testes para diagnóstico do HIV pelo método convencional- por exame de sangue convencional, em toda a cidade, e 31.922 testes rápidos, na rede municipal especializada.
Teste rápido
O teste rápido é uma metodologia prática e segura, que permite saber o resultado em menos de 30 minutos. A metodologia foi implantada no município de São Paulo em 2006 e, desde então, cerca de 350 profissionais da saúde foram treinados para realizá-lo nos 25 serviços especializados em DST/Aids e em 84 Unidades Básica de Saúde (UBS), 25 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas e 39 maternidades. Atualmente, ele representa 48,9% do total de exames anti-HIV realizados na rede municipal especializada.
A testagem é gratuita e está disponível em todos os serviços municipais especializados em DST/Aids, assim como a retirada de preservativos e a realização de testes para sífilis, hepatites B e C. Além disso, nesses locais, os paulistanos recebem orientação e tratamento para outras doenças sexualmente transmissíveis.
Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário