sábado, 7 de abril de 2012

Gays afeminados. Um Tabu ?

Tenho participado de algumas discussões no Facebook e grupos sobre um tema delicado, gays afeminados. Dentre as várias opiniões que tenho lido, algumas tratam o caso como vergonha, outros são categóricos, "gays devem ser homens e pronto", ou ainda mais profundo e preconceituoso vindo da mesma comunidade gay, "é um nojo ter esse comportamento".
Afinal, como deveríamos abordar esse assunto? Com a ignorância que a sociedade aborda a homossexualidade ou tentar entender essa parcela de nossa população que são tratados como estereótipos (imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade.) pela própria comunidade.
Kurt Hummel - Glee
Parto do princípio que se somos homossexuais sem escolha, independentes se seja um fator biológico, espiritual ou até desconhecido, como podemos julgar os gays que levam no seu dia a dia o preconceito de ter uma voz mais fina, trejeitos e gostos afeminados? Sendo esse comportamento tão vergonhoso, o porquê tantas pessoas em todos os cantos costumam ter em si essa personalidade? Talvez porque não tenham escolha da mesma forma que as transexuais costumam ter o comportamento tão feminino que assumem sua verdadeira posição de mulher.
Emmett Honeycutt - Queer As Folk
Concordo que há certos excessos e até uma banalização desse comportamento, e na maioria das vezes como já postei aqui, nos deparamos com aquela vergonha alheia. Para isso também peço reflexão, pois não seria uma forma dessas pessoas se colocarem a frente de todo o preconceito e questionamentos?



Faço esse post porque me revolta o preconceito dentro dessa mesma minoria. Travestis, gays, lésbicas que a todo o momento estão além de tentando ganhar mais espaço que o outro, sempre aponta nas suas lutas individuais o que acham ser mais importante. A sopa de letrinhas LGBT sendo disputada no tapa quando todos deveriam estar unidos em pró de um só objetivo.
Também tive motivação depois do "Crô" (personagem gay da novela "Fina Estampa" 2012). O personagem não fugiu da nossa realidade a além disso tratou dos dois tópicos que chamei a atenção aqui. Mostrou o comportamento de um gay afeminado, que além de natural tinha um "Q" de exagero, e não é de se estranhar que ele fez tanto sucesso, haja ver que as pessoas que assistiram a trama se identificaram com o mesmo. Em cada esquina há um gay com trejeitos "Crô", todos temos conhecidos ou amigos com as mesmas características e isso faz parte da diversidade sexual.

Enfim, o respeito é essencial e a compreensão obrigatória. Os excessos devem ser controlados e os modos vigiados.
O que não podemos deixar para trás é o dever de lutar pela DIVERSIDADE SEXUAL. Lutar por gays, bissexuais, lésbicas, travestis, trans-homens e trans-mulheres, gays afeminados e lésbicas masculinas.

"Numa só direção
Temos um só coração
Não temos mais medo algum
Você vai conseguir
A coragem pra seguir
Então vai descobrir
Somos um!” 


Por Erik

4 comentários:

  1. Hoje entrou na padaria em que eu estava uma mulher com uma espécie de estola de penas de galinha, coloridas artificialmente. Fiquei chocado, mas fingi não estar. Na verdade, pouco me importava se ela estava ali, com ou sem todo aquele penacho. Na verdade é uma questão pessoal, se vamos colocar a censura pra fora ou pra dentro. [Parece estar havendo um erro de link. Caso minha mensagem tenha entrado em artigo errado, ela se refere ao http://gplaneta.blogspot.com.br/2012/04/gays-afeminados-um-tabu.html]

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da colocação imparcial do autor do texto. Amei a seguinte parte: "Concordo que há certos excessos e até uma banalização desse comportamento, e na maioria das vezes como já postei aqui, nos deparamos com aquela vergonha alheia." Meus parabéns! Tenho um blog biográfico e trato desse tema também.
    Principalmente nos pots:

    http://oincompreensiveluniversogay.blogspot.com.br/2012/07/gay-afeminado-nao-existe.html

    e

    http://oincompreensiveluniversogay.blogspot.com.br/2012/07/gay-afeminado-se-enquadra-no-t-da-sigla.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
    1 Coríntios 6:9-10

    ResponderExcluir
  4. eu tenho que sonhar se eu não sonhar , não realisa-los quem vai me ajudar se eu deixar de sonhar , ser afeminado muitas vefes é ótimo ver , sentir os que tem namoradas se enteresarem por vc só pelos seu jeito , pela sua voz feminana , que se paresse tanto cam uma de mulher perfeita, isso pra eles é estranho , inacreditável verem como é o mundo diante ao vivo , a cores em sua frente um gays tanto lindo , com feições de moça , fabem o que é mais muitas vezes são confundido pelo seu próprio taramentos , até ficam com transexuais não operada , mesmo sentindo masi a empogação e´tão forte que os tira do sério , os deixam nervosos , com o corpo exitado.beijo do alexandre que já esta mais maduro do que muito nessa questão tenho 29 anos , em novembro terei 30 anos , graças adeus por eu esta com esta idade mesmo que estando sozinha , sem nunca por der saber o que é ser bem amado por um homem com jeito e homem que é assim que eu sonho

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *