domingo, 8 de agosto de 2010

Marina Silva ( PV )



HISTÓRIA

Marina Silva nasceu em uma "colocação" (casas de seringueiros, geralmente construídas sobre palafitas) chamada Breu Velho, no seringal Bagaço, a 70 km do centro de Rio Branco, capital do estado do Acre.Seus pais, Pedro Augusto e Maria Augusta da Silva, tiveram onze filhos, dos quais oito sobreviveram.

Aos quinze anos, ela foi levada para a capital, com uma hepatite confundida com malária. Teve a proteção do então bispo do Acre, Dom Moacyr Grechi, que a acolheu na casa das irmãs Servas de Maria. Analfabeta, Silva foi matriculada no Mobral, projeto de alfabetização do regime militar. Seu primeiro trabalho foi de empregada doméstica.
Em 1981 entrou na Universidade Federal do Acre, onde formou-se em História. Se abrigava no Partido dos Trabalhadores, sob o comando do deputado José Genoíno.

Foi professora na rede de ensino de segundo grau e engajou-se no movimento sindical. Foi companheira de luta de Chico Mendes e com ele fundou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre em 1985, da qual foi vice-coordenadora até 1986. Nesse ano, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e candidatou-se a deputada federal, porém não foi eleita.


CARREIRA POLÍTICA

1985 - Filiação no PT
1988 - Vreadora mais votada do município de Rio Branco
1990 - Deputada Estadual mais votada de Rio Branco
1994 - Senadora pelo Acre
1995 - Secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo  PT
2003 - Ministra do Meio Ambiente
2009 - Filia-se ao PV.

Como vereadora, causou polêmica por combater os privilégios dos vereadores e devolver benefícios financeiros que os demais vereadores também recebiam. Com isso passou a ter muitos adversários políticos, mas a admiração popular também cresceu.

Pode-se dizer que se tornou uma das principais vozes da Amazônia, tendo sido responsável por vários projetos, entre eles o de regulamentação do acesso aos recursos da biodiversidade.

Em 13 de maio de 2008, cinco dias após o lançamento do Plano Amazônia Sustentável (PAS), cuja administração foi atribuída a Roberto Mangabeira Unger, Marina Silva entregou sua carta de demissão ao Presidente da República, em razão da falta de sustentação à política ambiental e visível luta por liberação de verbas para projetos ambientais da Casa Civil administrado na época por Dilma, e voltou ao exercício do seu mandato no Senado.



FATOS RELEVANTES

Em 1996 recebeu o Prêmio Goldman do Meio Ambiente pela América Latina e Caribe, nos Estados Unidos.

Marina Silva anuncia a criação do Instituto Chico Mendes.Também em 2007, recebeu o maior prêmio das Organização das Nações Unidas (ONU) na área ambiental - o Champions of the Earth (Campeões da Terra) - concedido a seis outras personalidades.
Em 1 de abril de 2009, ganhou o prêmio norueguês Sofia, de 100 mil dólares, por sua luta em defesa da floresta amazônica. "Ela reduziu o desmatamento na Amazônia para níveis historicamente baixos - 59 por cento, de 2004 a 2007", informou a fundação. Áreas enormes foram conservadas, mais de 700 pessoas foram presas por atividades ilegais na floresta, mais de 1.500 empresas foram fechadas, e equipamentos, propriedades e madeira ilegal foram apreendidos. Ela também se preocupou com as populações indígenas". Durante os três anos de Marina Silva no governo, o desmatamento foi reduzido para o segundo nível mais baixo em 20 anos, de acordo com a Fundação.
Em 10 de outubro de 2009, recebeu o prêmio Mudanças Climáticas, oferecido pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco.
Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Foi considerada um dos 100 maiores protagonistas do ano de 2009 pelo jornal espanhol El País.



POLÍTICA LGBTT'S

Não há registro de propostas na campanha de Marina para o LGBT, apenas citações.

"Sempre que me perguntam sobre o que penso a respeito do movimento LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros), seus direitos e sua luta por leis que os protejam de discriminação, digo que reconheço a legitimidade do movimento e de suas reivindicações.

O Estado deve assegurar a todos – sem distinção – igualdade. As políticas públicas, democraticamente aprovadas pelo Parlamento, e implementadas pelo governo, devem atender a todos."
A senadora também se diz a favor da união civil aos homossexuais, embora tenha entrado em contradição por 3 vezes em seus pronunciamentos.


Site Oficialhttp://redepv.org.br/2010/
Twitter Oficialwww.twitter.com/silva_marina
Blog Oficialwww.minhamarina.org.br/blog/



Marina Silva
Presidente
Guilherme Leal
Vice
PV (Partido Verde)

[Para que as matérias não se torne apelativas, os perfis e vida dos candidatos não seram tiradas dos seus sites de campanha.A matéria de hoje recolheu informações da Wikipédia, Folha,Blog Marinal,G1,Projeto Escola]



Por Erik

Um comentário:

  1. Eu não sou homossexual, mas ela perdeu o meu voto (ia votar nela) qdo assumiu ser contra o casamento gay.
    Acho que o presidente de um país não pode ter opiniões pessoais em alguns assuntos qto presidente. Ele governa para todos e não todos menos x.

    http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/eleicoes/noticia/2010/06/01/marina-silva-assume-ser-contra-o-casamento-gay-223781.php

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *