domingo, 4 de abril de 2010

LGBT em livros didáticos.Qual sua função e importância?

No dia 1º de Abril demos mais um grande passo contra a homofobia.A Conae juntamente com a ABGLT decidiram que os temas sobre orientação sexual e homossexualidade terão de aparecer nos livros didáticos.
É importante dizer que ninguém nasce homofóbico, as pessoas são educadas a ser homofóbicas.
Eu diria que a inclusão desses temas não irá irradicar a homofobia das escolas como disse Toni Reis mas, poderá sim diminuir os casos dentro das salas de aula.
A homofobia é uma "doença" que nasce em casa, a criança quando tem seu primeiro contato com gays, seja ela, em ver, ouvir algo e tudo mais, a criança não recebe o ensinamento certo.
Um grande projeto para a homofobia seria a conscientização contra ela, nas familias, direcionada aos adultos.
Mesmo assim não devemos desconsiderar a decisão da Conae, vai ser uma nova fase de grande importancia na educação dos brasileirinhos.
Outra coisa importante deve ser a preparação dos professores para essa educação, até porque isso terá que ser abordado com muito cuidado e muito tato.Não será um assunto que você vai falar um minuto e dará questões para responder em casa.
A questão da homofobia envolve religião, pois oa maiores preconceitos nasceram e permanecem ativos por causa das religiões.Envolve a opinião pública, redes sociais e política.
Estamos torcendo para que dê tudo certo.



Por Erik

2 comentários:

  1. Blog interessante e assunto do post pertinente.
    Educação começa na infância, mudar os pensamentos de alguém homofóbico é complicado, todavia se as crianças forem educadas corretamente, com certeza o preconceito irá diminuir. Afinal, "As crianças de hoje, são os adultos de amanhã".

    ResponderExcluir
  2. Mto interessante. Tomara que saia realmente do papel. Saudades Erik! Bjão!

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *