segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pela 1° vez na história, Marinha do Brasil aficializa casamento gay

Retrospectiva

Depois da decisão histórica do STF regulamentando a união estável entre casais do mesmo sexo, no Brasil, João Silva que é cabo da Marinha e assistente social na mesma, entrou com pedido junto à corporação para inserir como cônjuge o seu marido, Cláudio Nascimento.
"Tivemos dois pedidos indeferidos. Alegavam que não poderiam colocar o Claudio como meu cônjuge na identidade militar, que não podiam colocar alguém do mesmo sexo. Então ficou algo incompleto", disse João Silva ao Terra.



Direitos Iguais

Depois de nove meses de espera, a Marinha do Brasil cedeu e reconheceu em sua corporação o casamento pioneiro do Rio de Janeiro. 
Segundo João, o caminho foi longo pelo reconhecimento do casal. Um ofício foi encaminhado ao gabinete da Presidente Dilma, mas o mesmo mandou o caso ao Ministério da Defesa que pediu averiguação de um suposto caso de discriminação.



Forças Armadas

Está no histórico das forças armadas, não só no Brasil, o caráter machista na raiz, mesmo que lá dentro haja "brincadeiras" as escondidas que todos nós sabemos ;).
Mas a questão não é essa. Por ser um ambiente de força física e disciplina singular voltada à defesa, os gays não são muitos fãs de servi-lo e nem a alta patente das forças armadas nos querem por lá. Mesmo não sendo uma das escolhas mais cotadas por gays, o serviço militar é obrigatório e a defesa do país necessita de pessoas de todas as "tribos", querem elas ou não.
O paradigma quebrado hoje na Marinha e um grande avanço na conquista de diretos iguais. A bandeira da luta gay entre tantos anseios leva principalmente a vontade de andar para lá e para cá sem ser julgado pela orientação sexual e usufruir de todos os direitos civis que a constituição nos cobre. 
Enfim, fico muito feliz que a iniciativa da Marinha, mesmo que por uma intervenção ministerial, tenha acontecido e que muito mais parceiros militares possam ter os direitos assegurados também nas Forças Armadas Brasileiras.

Parabenizamos o casal João Silva e Cláudio Nascimento pelo pioneirismo na história LGBT do nosso país e principalmente a vontade de fazer valer a lei e os nossos direitos, pois sendo hoje, vocês a irem atrás desses direitos, amanhã muitos outros poderão ter a oportunidade de fazer valer a mesma igualdade.

Por Erik


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *