quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Av. Paulista - Tão imponente...e tão vunerável, completa 119 anos!

A avenida mais importante de São Paulo faz aniversário.A Paulista foi criada no fial do Séc. 19, em meados de 1879, e inaugurada oficialmente em 08 de Dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima.
Seu nome seria avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Lima declarou:



"Será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas".

A avenida Paulista foi a primeira via pública asfaltada de São Paulo, em 1909, com material importado da Alemanha, uma novidade até na Europa e nos Estados Unidos.
O perfil estritamente residencial da avenida permaneceu até meados da década de 1950, quando o desenvolvimento econômico da cidade levava os novos empreendimentos comerciais e de serviços para regiões afastadas do seu centro histórico. 
Em pouco tempo, praticamente, todos os palacetes da avenida tinham sido vendidos e substituídos por pequenos prédios de escritórios e comércio.

Durante as décadas de 60 e 70, porém, e seguindo as diretrizes das novas legislações de uso e ocupação do solo, e a valorização dos imóveis incentivada pela especulação imobiliária, começaram a surgir naquele local os seus agora característicos "espigões" - edifícios de escritórios com 30 andares em média.

Durante esse período, a avenida passou por uma profunda reforma paisagística. 
Os leitos destinados aos veículos foram alargados e criaram-se os atuais calçadões, caracterizados por um desenho branco e preto formado por mosaico português. O projeto de redesenho da avenida ficou a cargo do escritório da arquiteta-paisagista Rosa Grena Kliass, enquanto o projeto do novo mobiliário urbano da avenida foi assinado pelo escritório Ludovico & Martino.


A avenida possui muitos restaurantes que recebem diariamente milhares de pessoas que moram e trabalham na região. Nela se localiza o conceituado Museu de Arte de São Paulo, o MASP, e também o Parque tenente Siqueira Campos, também conhecido como Parque Trianon. Possui faixas largas para pedestres e é servida pelas estações Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação (da Linha 2-Verde) e Paulista (da Linha 4-Amarela) do Metrô de São Paulo. Tem o edifício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a FIESP, que também abriga o Sesi, que, por sua vez, possui teatro para apresentações gratuitas como também biblioteca com acervo vasto e muitos livros novos, permitindo o empréstimo gratuito à qualquer pessoa que leve comprovante de endereço.
Em sua extensão está a maior concentração de consulados da cidade, tais como os da: África do Sul, Albânia, Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, Coreia do Sul, França, Índia, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Mônaco, República Dominicana, Síria, Suíça e Taiwan.
É famosa também a antena do prédio da Fundação Cásper Líbero, sendo a maior e mais alta da avenida e que chama a atenção devido à sua iluminação amarelada. O mesmo prédio também é famoso por suas escadarias, pelo Teatro Gazeta, pela sede da TV Gazeta, da Rádio Gazeta FM, da Faculdade Cásper Líbero e pelo cinema Reserva Cultural.
No seu conjunto arquitetônico, possuía vários casarões de famílias tradicionais de fazendeiros ligados ao café, assim como de novos ricos, em sua maioria de origem árabe e italiana. Poucos casarões ficaram, como é o caso da Casa das Rosas, uma obra do escritório do renomeado arquiteto Ramos de Azevedo, para residência de sua filha, que atualmente é público, abrigando biblioteca e oferecendo exposições e lançamentos de livros.
Na avenida também se localiza o Conjunto Nacional, complexo que abriga área comercial, com variado tipo de lojas, como a Livraria Cultura, cinemas, e pontos de alimentação, assim como um prédio residencial. Abrange o quadrilátero da Avenida Paulista, rua Padre João Manuel, alameda Santos e rua Augusta. Construído onde ficava o palacete residencial da família de Horácio Sabino, cuja esposa, dona América, foi homenageada com a "Vila América", como foi denominada a região.

Avenida Paulista e os GAYS

Não se sabe ao certo como começou tal relação, mas sem dúvida nenhuma o "casamento" entre a famosa avenida e o público gay é uma das mais sólidas dentre a diversidade de grupos que São Paulo abriga.
Impossível não falar da Paulista e não citar os gays, pois a maior parada gay do mundo já é realizada na avenida a mais de 13 anos.
Fora isso, a rua considerada mais gay de São Paulo, a Frei Caneca, abriga uma das maiores diversidades de bares e entretenimento gay da cidade.

Embora a Paulista tenha todo seu glamour e importância, até por ser o centro empresarial da cidade, está longe de ser a mais segura e confiável.
Hoje milhares de pessoas andam pelos 2 Km de avenida entrando em bares, livrarias, saindo e entrando de escritórios ou do metro.Sem contar o número impressionante de turistas que passam por ela diariamente.
Infelizmente para nós, gays, a Paulista se tornou um grande campo minado.
A Paulista e região, já foi palco de vários atos de criminalidade ligados a homofobia, principalmente na época de parada gay.Esse ano os últimos acontecimentos tem colocado medo e receio em muitos gays que usam a extensão da avenida e todo seu arredor como diversão.Foram 2 ataques registrados só nos últimos 15 dias, e não é um número oficial.
A Paulista concentra um dos maiores comércios gays de São Paulo, entre eles encontram-se a balada Tunnel e o Bar da Lôca.
É importante que as pessoas sigam algumas dicas para não ter problemas na Paulista nos tempos atuais:
1)Andar sempre com amigos ou no máximo 2 pessoas, ou seja , nunca andar só.
2)Evitar ruas de pouco movimentos pela região, principalmente a Augusta, que concentra um número grande de skinheads.
3)Evitar horários em que a avenida tenha menor movimento.

Ande sempre atento, mesmo que promessas de policiamento sejam cumpridas, pois para quem conhece a avenida, sabe muito bem que é fácil de mais ser arrastado dali sem ninguém ver.
Nossa luta continua por direitos e muito mais por justiça, principalmente agora nos últimos casos.Então, aproveite que a avenida está mais linda do que nunca com os enfeites de Natal, mas nunca descuide de sua proteção, ok?!


Feliz Aniversário Avenida Paulista pelos seus 119 anos!


Por Erik 

Um comentário:

  1. Da ultima vez que passei as 7 da tarde... fiquei morrendo de medo.
    Ps : sou novo no blog e adorei sua ideia.

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *