quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Drag Destaque da Semana - Salete Campari


Francisco Sales nasceu na cidade de Araruna (PB). Após a morte de seus pais passa a morar e trabalhar em São Paulo ao mesmo tempo em que se forma em matemática. Nesse caminho, conhece a noite paulistana e sua veia artística floresce, nascendo Salete Campari. A carreira de Salete Campari ganha grandes proporções e aumenta sua visibilidade participando de vários programas televisivos, como Domingo Legal, Fantástico, Domingao do Faustão, Video Show, Ana Maria Braga, Superpop, Adriane Galisteu entre outros.É neste momento que Salete Campari se consolida como uma grande difusora da cultura Drag e sempre se posiciona defendendo a cidadania 
Com 20 anos de carreira, ficou famosa por suas performances interpretando as divas Marilyn Monroe,Elis Regina e Carmem Miranda. Em 2005, teve sua vida retratada no livro “Salete Campari: uma drag queen” e, no ano seguinte, emprestou seu nome a um perfume.

Salete participou do filme Carandiru e também de inúmeras peças de teatro, além de eventos como o Mercado Mundo Mix. Gravou um curta metragem intitulado "Salete", com 22 minutos de duração, o filme contou sua história na noite paulistana e foi finalista no Festival Mix Brasil. Atualmente está em cartaz com a peça “Rosas Brancas para Salomé”, espetáculo biográfico de uma das pioneiras do transformismo no Brasil.
Com todo o sucesso em torno de sua imagem, Salete Campari vê a necessidade de retribuir isso à população LGBT, e inicia sua militância no movimento LGBT, que já dura mais de 20 anos estado de São Paulo. Salete Campari esteve presente nas articulações para a realização da 1ª Parada do Orgulgo LGBT de São Paulo, e está presente nesta grande atividade até os dias de hoje, onde organiza um trio elétrico próprio há mais de 7 anos. Salete Campari esteve presente nas audiências na Câmara Municipal e com a sociedade civil em defesa do autorama, espaço de convivência LGBT localizado no estacionamento do Pq. Ibirapuera. 
Salete Campari também participou voluntariamente da "Diversidade na Praça", atividade promovida pela prefeitura de São Paulo, onde pode dialogar com a população LGBT das regiões periféricas da região metropolitana de São Paulo. Em 2008, Salete Campari, foi eleita delegada à Conferência Nacional LGBT, convocada pelo Presidente Lula, onde pode defender as principais reivindicações do movimento LGBT. Em 2009, Salete Campari, juntamente com um grupo de militantes da capital, formaram o Grupo D’VERDADE, uma Organização Não governamental que atua na defesa dos direitos LGBT’s com foco no segmento de TT’s. Em todos esses anos de militância, Salete Campari tem formado apoio e alianças para promover a diversidade, participado de vários debates em prol da discussão sobre a diversidade sexual, e utiliza do espaço que a mídia lhe proporciona para promover e defender a plena cidadania LGBT.
Fonte: Wickipédia

Salete é hoje umas das personalidades gays mais respeitadas do Brasil, e deve ser tratada como tal.Poucos artistas de visibilidade da cena gay a vir em público demonstrar os valores que carrega e os pensamentos que vem a cabeça.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *