segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Em pesquisa contraditória, Vitória é a mais e a menos homofóbica do País.

 Uma pesquisa divulgada hoje pela UNESCO, mostra que em Vitória 47,9% dos professores declaram não saber como abordar os temas relativos à homossexualidade em sala de aula. Além disso, 44% dos estudantes do sexo masculino de Vitória não gostariam de ter colegas de classe homossexuais, a pesquisa foi realizada com jovens estudantes e professores da Capital.
Embora esses números mostrem completa diferença entre o dado que vou apresentar abaixo, não se pode desconsiderar a falta de preparo dos profissionais da educação em tratar assuntos como homossexualidade, crenças, preconceitos contra negros e nordestinos, assuntos esses  delicados de se tratar, pois tratam de assuntos educados em casa.
No caso da homossexualidade o professor deve ser qualificado pelos órgãos públicos para que ao tocarem no assunto, não aparentem estar induzindo ninguém, e se prepararem para futuros interrogatórios de pais e da família em geral.
Outros números apresentados junto com a pesquisa da Unesco, o Professor Elias Mugrabi ministrou outra pesquisa, exclusivamente com alunos e professores da rede municipal de ensino de Vitória e encontrou dados que mostram mudança no perfil de alunos e docentes. 
 Enquanto a pesquisa da Unesco aponta Vitória como a capital mais homofóbica do País, a do professor Elias Mugrabi constatou que 77% dos entrevistados na rede municipal aceitariam colegas homossexuais, a pesquisa constatou que 71% dos estudantes aceitariam fazer trabalhos escolares com um colega homossexual.
qual dos dados estão corretos, é difícil responder, mas que os resultados são importantes e com suas devidas importâncias, isso sem dúvida. 

Gostaria também de comentar meu último post ( http://gplaneta.blogspot.com/2010/12/kit-anti-homofobiaum-passo-infalso.html ) sobre o Kit contra a homofobia, pois rendeu comentários, talvez injustos.
Não quis com o post ser negativo com a obra do governo federal, e nem tirar do nosso presidente Lula o título de "Papai Noel dos gays".
O que mostrei no post e continuo a bater nessa tecla é que esse kit poderia ter mais tempo para elaboração, e abordar o problema de forma diferente.Sobre o vídeo ser de um deputado conservador, posso eu fazer o que se era o primeiro vídeo que havia caído na rede?
Muitas atitudes louváveis do governo LULA foram colocados em prática e não sou ninguém para tirar-lhe das mãos tal mérito, mas como cidadão e ativista gay, tenho o direito de postar minhas opiniões e mostrar que muitas situações não são contos de fadas, mas tem seus dois lados.


Por Erik

2 comentários:

  1. por reportagens desse nível que esse blog se torna um belo ícone na comunicação no meio LGBT, parabéns pelo trabalho bem feito, por fatos importantes que podem acrescentar algo no nosso dia-a-dia. e que 2011 continue com esse intuito.
    Felipe Santos

    ResponderExcluir
  2. Essa pesquisa é realmente contraditório. Vitória é capatital mais homofóbica? Bom, não sei, mas a homofobia é um fato em nosso país. Inclusive, a homofobia, segundo dados do Grupo Gay da Bahia, cresceu durante o governo Lula. Claro, existem méritos a respeito do governo Lula, por exemplo: a primeira conferˆ´ncia sobre o tema LGBT, com a presença do presidente, a implementação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT e o criação do Conselho Nacionl de Combate à Discriminação. Mas Lula não capacitou a segurança pública para proteger esse segmento da população e nem criou um sistema de informações sobre a violência contra os LGBT, conforme previsto na segunda edição do Plano Nacional de Direitos Humanos, aprovado durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Durante o governo Lula, segundo Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, 60% do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos dos LGBT foram implementados. Espero que durante o governo Dilma, os 40% restantes sejam e que as medidas necessárias que ainda não foram tomadas, também sejam. E que estejamos sempre atentos para com relação ao Poder Legislativo e sua bancada fundamentalista. Vamos assinar pela aprovação da criminalização da homofobia no site "Não Homofobia"!

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *