quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Morreu hoje, Frank Kameny, pioneiro da luta pela causa LGBT


Frank foi um dos pioneiros na luta pelos direitos LGBT nos E.U.A. e no mundo. Em 1957, Frank havia sido demitido pelo governo da função de astronomo por causa de sua orientação sexual. Apesar de ter sido negado, Kameny foi o primeiro a exigir uma petição ao tribunal superior por violação dos direitos civis com base na orientação sexual. Ele argumentou ações do governo em relação aos gays eram uma "afronta à dignidade humana."  





Em 2009, Kameny recebeu um pedido de desculpas formal para a "ação vergonhosa" de ser demitido exclusivamente com base na sua orientação sexual a partir do sucessor do Civil Service Commission, o Escritório dos EUA de Administração de Pessoal.

"Então, em certo sentido, levou 50 anos, mas eu ganhei o meu caso", disse Kameny.






Kameny nasceu de origem judaica, em Nova York, em 21 de maio de 1925. Ele participou de Richmond Hill High School e se formou em 1941. Em 1941, aos 16 anos, foi para Kameny Queens College para aprender física e aos 17 anos, ele disse a seus pais que ele era ateu. Ele foi convocado para o Exército dos Estados Unidos antes da conclusão. Ele serviu no Exército durante a Segunda Guerra Mundial na Europa e serviu 20 anos no Serviço de Seleção bordo. Depois de deixar o Exército, ele retornou ao Queens College e graduou-se com um bacharelado em física em 1948. Kameny então se matriculou na Universidade de Harvard , enquanto um companheiro ensino em Harvard, ele se recusou a assinar um juramento de lealdade . sem anexar qualificadores, e exibiu um ceticismo contra ortodoxias aceitos. Ele se formou com os dois um grau de mestrado (1949) e doutorado ( 1956) em astronomia.

Kamenyse mudou  para Washington, DC, e ensinou durante um ano no Departamento de Astronomia da Universidade de Georgetown e foi contratado em julho de 1957 pelo Exército dos Estados Unidos Map Service. No entanto, pela queda, ele estava com problemas com a Comissão de Serviço Civil depois de uma noite run-in com a polícia em Lafayette Park , um tradicional cruzeiro área ao longo da Avenida Pensilvânia em frente à Casa Branca. 

Ele foi preso. Kameny foi interrogado por seus superiores, mas ele se recusou a dar-lhes informações a respeito de sua orientação sexual. Kameny foi demitido pela Comissão logo depois. Em janeiro de 1958, ele foi impedido de emprego futuro pelo governo federal. Como autor Douglass Shand-Tucci escreveu mais tarde,



"Kameny foi o mais convencional dos homens, focado totalmente no seu trabalho, em Harvard e em Georgetown .... Era assim todos os mais rudemente chocado quando o mesmo destino se abateu sobre ele, como vimos acontecer Prescott Townsend , classe de 1918 , décadas antes .... Ele foi preso. Mais tarde, ele seria demitido. E, como Townsend, Kameny foi radicalizado ".
Kameny apelou contra sua demissão por meio do sistema judicial, perdendo duas vezes antes de ir para os Estados Unidos Supremo Tribunal, que rejeitou seu pedido de certiorari . Depois de se dedicar ao ativismo, nunca Kameny realizou um trabalho remunerado de novo e foi apoiado por amigos e família para o resto de sua vida. Apesar de seu ativismo declarado, ele raramente discutido sua vida pessoal e nunca teve qualquer relacionamento de longo prazo com outros homens, afirmando apenas que ele não tinha tempo para eles.Em 1963, Kameny e Mattachine lançou uma campanha para derrubar DC leis de sodomia ;. ele, pessoalmente, elaborou um projeto de lei que, finalmente, aprovada em 1993Ele também trabalhou para remover a classificação da homossexualidade como um transtorno mental a partir da American Psychiatric Association 's Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais .
Em 26 de março de 1977, Kameny e uma dúzia de outros membros da comunidade gay e lésbica, sob a liderança da Força-Tarefa Nacional Gay então Direitos, informou o então Public Liaison Midge Costanza em muitas mudanças necessárias nas leis federais e políticas. Esta foi a primeira vez que os direitos dos homossexuais foram oficialmente discutido na Casa Branca.



Ele estava sentado na primeira fila de convidados quando o presidente Barack Obama assinou a suspensão da lei conhecida como "Don't Ask, Don't Tell" ("Não pergunte, não diga"), que forçava os militares gays e lésbicas a ocultar sua opção sexual sob pena de expulsão.

Kameny é o inventor do lema "Gay is good" ("É bom ser gay"), exibido em cartazes em frente à Casa Branca em 1965, muitos dos quais fazem parte, hoje, da coleção do Museu Nacional de História Americana. Uma rua em Washington foi batizada com seu nome.
Seu arquivo pessoal, com mais de 70 mil cartas, documentos e objetos, está desde 2006 na Biblioteca do Congresso, formando "provavelmente a coleção mais completa do movimento de defesa dos direitos dos gays nos Estados Unidos", segundo esta instituição.

Creio que hoje os movimentos LGBT que acontecem no mundo se deram como locomotiva inicial o Estados Unidos e toda sua história de lutas e patriotismo.
É uma perda lamentável que se deu evidentemente pela idade de Kamedy, mas sem dúvida deixará uma lacuna enorme na luta pelo direito a cidadania, a liberdade de expressão e orientação sexual.




Por Erik

Um comentário:

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *