segunda-feira, 10 de maio de 2010

Por que ter direitos específicos?

Para que ter direitos específicos?
A sociedade é movida a ordens desde os primordios da história.Costumo pensar que se o mundo fosse apenas de amor, mas amor verdadeiro mesmo, aquele pregado por Cristo, nunca precisaríamos nos adestrar.
As leis foram criadas para isso, para adestrar, para ensinar os seres humanos a viver, coisa louca não é?Vamos de exemplos:
1)O homem sabe que tirar a vida do próximos é um dos pecados mais graves que se possa cometer, um pecado que é considerado por vezes mais sério que tirar sua própria vida, mesmo assim quando ligamos o noticiario só o que vemos é guerra, violência e morte.
Um segundo exemplo é a natureza, mesmo que nossa inteligência humana nos prove que desmatar e destruir nosso planeta, nossa natureza nos renderam horriveis consequências, nossa atitude é diferente da razão.
Para isso que leis são criadas, votadas, discutidas e colocadas em prática e por vezes falha mas devia também ser muito bem fiscalizadas.
Quando escrevo direitos específicos, quero dizer leis claramente criadas para um dererminado grupo ou segmento.
É importante sim que essas leis sejam criadas, e um exemplo claro são as leis e os projetos criados para amenizar e acabar de uma vez por todas do preconceito racial.
Falando nacionalmente, nossa constituição infelizmente não é seguida de uma forma tão justa como deveria, e nosso artigo mais conhecido não tem grande peso nos tribunais brasileiros.

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.."
O Brasil infelizmente está longe de ter suas leis voltadas ao LGBT aprovadas, por questões culturais, preconceituosas e religiosas.
Que bom seria não precisar de leis desse tipo, mas já que não há outra saída, devemos tentar nos proteger do jeito que a justiça nos permite.
Amanhã postarei o por que de leis e direitos param no congresso e são arquivadas por anos.


Por Erik

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *