segunda-feira, 17 de maio de 2010

Comemore. 17 de Maio O dia em que deixamos de ser doença!

"...a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.
Foram com essas palavras que no dia 17 de Maio de 1993, a exatos 17 anos atrás, que a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou do rol de distúrbios mentais a homossexualidade.
No Brasil, por volta dos anos 80, alguns movimentos surgiram, não apenas dentro do chamado "grupo gay", mas também pronunciamentos de algumas sociedades científicas. Algumas manifestações de apoio também surgiram, por outro lado, assim como "moções de repúdio ao código 302.0" de cinco vereadores, todos eles provenientes de capitais e todos foram aprovados por unanimidade, bem como uma medida similar adotada por um Assembléia Legislativa. Até o final de 1983 trezentos e nove políticos, variando de um governador do estado de 167 vereadores já haviam assinado uma petição manifestando apoio ao movimento de um grupo gay "rejeitando" código 302.0 da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde, adotada pelo governo brasileiro, que descreve a homossexualidade como desvio e transtorno mental".
A homossexualidade apareceu pela primeira vez no CID, na sua revisão 6 (1948), na Categoria Personalidade Patológica-320 - como um dos termos incluídos na sub-categoria 320. Foi mantido, portanto, na Revisão 7 (1955), mas na 8 a Revisão (1965), foi transferida da categoria "Personalidade Patológica" que de "Desvio e Transtornos Sexuais" (código 302) eo sub-categoria específica tornou-se 302,0 - Homossexualidade. A homossexualidade foi mantida na mesma categoria e sub-categorias na 9 ª Revisão, embora esta última revisão leva em conta as opiniões divergentes de escolas psiquiátricas, e sob este código foi adicionado o seguinte esclarecimento: "Codifique a homossexualidade aqui desconsiderando a mesma como um transtorno mental ".
Bem, como todos sabemos, só em 1993 o conselho da OMS julgou a homossexualidade como fato natural do ser humano,e não uma doença mental.
Nesse mesmo sentido trocamos a palavra homossexualismo para homossexualidade, lembrando que ISMO é usado para especificar doenças.
A 17 anos a história da homossexualidade começou novamente, teve um novo suspiro, ou mais, tee uma longa segunda vida;
Nesses 17 anos nossas vitórias estão vindo de pouco a pouco, vitórias essas contra o preconceito arcaico promovido pela própria OMS, pelas religiões de grande poder, e pela ignorancia humana.
Comemore por 17 anos de crianças sendo adotadas por casais gay, por países aceitando e aprovando leis que derrubam a homofobia, a união homoafética, o direito de ir e vir de cabeça erguida.

Feliz Dia da extinção do Cód. 302.0


Fontes:
Site da ABGLT
http://www.abglt.org.br/port/homofobia.php
Scielo Br.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89101984000500002&script=sci_arttext&tlng=en
Site Oficial Contra Homofobia
http://idahomophobia.org/wp/


Por Erik

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *