sábado, 8 de agosto de 2009

Vaidade

Do latin Vanitate;
1. Qualidade do que é vão, ilusório, instável ou pouco duradouro;2. Desejo imoderado de atrair atenção ou homenagens;3. Vanglória;4. Presunção, fatuidade;5. Coisa fútil ou insignificante; frivolidade, futilidade, tolice. (Áurélio)

A vaidade não é só como muitos pensam o prazer e a fixação em se arrumar bem, verti-se ou se encher de perfume.A vaidade é todo o tipo de demonstração fútil e "escandalosa" de si mesmo. Um exemplo?? Quem nunca ao conhecer alguém esconde seus defeitos para fazer pose de bom pessoa.O simples ato de elevar seus ganhos na vida para alguém mostra a presença do nosso primeiro pecado.

A vaidade é considerado o maior pecado..; tem o poder de mudar o curso da história, de matar, subornar.Ela é silenciosa e nos cega.O vaidoso não enxerga sua auto avaliação super dotada de adjetivos e presunção.
Se pararmos para refletir vamos perceber que praticamos a vaidade todo o tempo.Geralmente o vaidoso é o chamado "Maria com com as outras", isso mesmo!A vaidade se submete às opiniões alheias..oque é bom e bonito para você não é para mim...mas se você acha que ficarei melhor assim, eu faço ;) .
O vaidoso é lindo, cheiroso, glamuroso, trabalhador, um ótimo filho, uma ótima esposa....
A vaidade nos torna homocentricas, como se o mundo devesse algo a nós e que todos devem seguir nossos passos, nossos conceitos e o atos.
Há muitas histórias interessantes sobre a vaidade que todos devem conhecer,mas a mais conhecida é sem dúvida sobre Narciso.


"Narciso era um herói, famoso pela sua beleza e orgulho.Quando nasceu sua mãe consultou o velho Tirésias que era adivinho.Tirésias disse que Narciso teria vida longa contanto que não se conhecesse nunca!Narciso que se dedicava apenas a caça, corria das belas ninfas que lhe tentavam enamora-lo.Um dia caçando, Narciso debruçou em um belo rio de águas límpidas para beber água e pela primeira vez se viu,sem saber.Te tão belo era o corpo refletido na água que Narciso ficou por muito tempo admirando-se, apaixonado por si mesmo.Narciso definhou no leito do rio, e de onde seu corpo sumiu nas águas do rio nasceu uma linda flor amarela, com seu nome."

A história de Narciso é contemplada até hoje pelo chamados "Narcisistas".
Hitler é um outro exemplo que entra como uma luva, e por ai vai...
A vaidade quando usada em pouca quantidade até nos faz bem.A vaidade aumenta a alto estima, nos anima e nos dá coragem.Mas é como falei...quando usada corretamente.Nos dias atuais em que cada um quer ser mais que o outro a vaidade se diverte e a classificação do papa Gregório I confirma sim que a vaidade é o pior dos pecados.
É incontrolável e controladora.
Algumas curiosidades da VAIDADE;

O símbolo da vaidade é o espelho;
Considera-se o pavão como animal mais vaidoso;
Os taurinos são os mais vaidosos do horóscopo;
A flor da vaidade é o narciso;


"A vaidade, embora não destrua totalmente as virtudes, desordena-as todas"



(François de La Rochefoucauld)



Por Erik

Um comentário:

  1. "Os taurinos são os mais vaidosos do horóscopo" será?? oO

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *