segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Inveja


Inveja-Invidere(Não ver)Latim;

Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem; desejo violento de possuir o bem alheio.


A inveja por Sebástian de Covarrubias,XVI. (imagem 1)


A inveja é mais um dos defeitos humanos mais praticados.Quando falamos que a criança se torna pecadora ao nascer, a afirmação se torna até ofensiva por várias vezes, mas quando esta está com uma idade em que possa falar e escolher, já peca sem mesmo ter conhecimento do erro.E ai está a inocência da criança.Ela almeja o brinquedo do amigo e pede, e esperneá. ela quer e ela consegue.
A inveja nada mais é que o ato de querer estar melhor que algum conhecido, ou não.
A inveja tem uma dosagem.Se ao ser recebido por amigos e um lindo aparelho de jantar lhe faz brilhar os olhos, nada empede que compre um igual ou pelo menos de uma cor diferente.Esse desejo ter objetos ou qualquer outra coisa que outrem tenha é inofensivo.
Mas há também a inveja perigosa,traiçoeira.Existem pessoas que cultivam esse sentimento como nenhum;
Essas pessoas sentem o prazer de ver outra derrubada, com uma condição financeira menor, doente as vezes.
Duvido de quem alguém nunca disse:

-Você foi a tal lugar??Nossa mas que inveja..mas é uma inveja boa.
Esse tipo de inveja é a pior,por que ao desejar algo ou alguma vivência de outra pessoa, sempre com a desculpa de ser uma "inveja boa", você acaba acostumando com a idéia.
Isso mesmo, a inveja vicia.
Geralmente os invejosos dolosos são pessoas que não tem estrutura sentimental, financeira ou possessivo sólida;Sem sucesso, são pessoas que vivem a olhar para os lados a procura de algo que lhe trata alguma coisa benéfica.O ponto fraco para cair na inveja é sem dúvida o ato de comparar..se comparar em relação as conquistas de outra pessoa é a porta principal para que a inveja se instale.
Além do mais adoram se sentirem os injustiçados,os invejosos sempre acham que a conquista do outro era lhe mais merecida.
O objeto do desejo, só nos dá satisfação, quando a conquista é nossa!
Os chamados pátuas de sorte são hoje no Brasil o maior símbolo de prevenção contra inveja e mal olhado.Essa prática vinda com os negros e já usados pelos índios ainda é forte em todo o Brasil.Quem não teve ou tem uma figa,sempre procura um trevinho de 4 folhas??
A força do pátua se encontra na fé..a fé que move montanhas é a mesma fé que assim dizem encanta os pátuas contra as negligências do mal.



"A inveja é bastante justa, pois róe o invejoso"

Schottus
Por Erik


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *