quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Prefeitura de São Paulo fecha "Autorama", no Ibirapuera



O autorama é um dos encontros gays mais antigos da capital paulista, porém nos últimos anos têm sido constantemente sufocado pela administração pública.
A decisão da Prefeitura de São Paulo de fechar o "autorama" das 00h00min h às 05h00min h, mesmo intervalo de tempo que o parque está fechado para todo o público, veio depois de muita discussão, reclamações de moradores do entorno do parque e muita polêmica.
Para entender a decisão da Prefeitura, que de fato faz muito sentido, é só ter conhecido o "autorama”. Sexo explícito, prostituição, álcool e drogas faziam do encontro um espaço deplorável de convivência.
A última gestão municipal, do então Prefeito, Gilberto Kassab, determinou que a polícia devesse fazer rondas e ter uma base fixa no local. De fato, havia a base, mas ou não havia fiscalização ou havia abuso de poder. O consumo de bebida alcoólica ilegal era livre, e no máximo oque a polícia determinava era que os frequentadores abaixassem ou desligassem seus rádios, que por muitas vezes alto exageradamente. Quando "não queriam" trabalhar, os policiais fechavam os portões e montavam guarda observando o pequeno grupo que ainda permanecia ali a madrugada toda.
Em uma das oportunidades que tive de estar no "autorama", fiquei perplexo em ver crianças e adolescentes, aparentemente de até uns 14 anos de idade, completamente bêbados, procurando droga em troca de "mamada". Um caos, na minha humilde opinião. 

Também é fato que a Prefeitura não quer perder tempo transformando o "autorama" em um lugar de sociabilidade para o público LGBT, que há muito tempo frequenta aquele espaço. Uma polícia bem treinada, banheiros químicos, fiscalização e uma melhoria na iluminação já seria um grande passo para tornar o "autorama" um lugar de convivência noturna e até quem sabe, um ponto turístico do público gay.

Chamo aqui a atenção dos leitores para o Largo do Arouche. Essa outra importante área da cidade, e ponto de encontro inegável da comunidade LGBT, deverá receber estrutura, qualificação e revitalização de sua área total. Atualmente o Arouche está seguindo o mesmo rumo que o "autorama". Tardes de domingo é fácil ver a venda ilegal de bebida alcoólica, drogas e até sexo explícito. Vamos fazer daquela área, um espaço digno e bonito de se encontrar, de se conviver. Nós merecemos isso!

 Por Erik


2 comentários:

  1. Arouche no caminho do autorama?! Pelo amor, fui várias vezes no autorama e em nenhuma delas vi metade do que já presencei no Arouche!

    ResponderExcluir
  2. Meu deus... sexo drogas prostituiçao tudo isso existe sim , mas vai na augusta, na avenida paulista, na avenida indianopolis a luz dodia... e isso ninguem ve ne... Mas ao invez de atarcar o local voce deveria primeiro procurar saber oque era la no passado e oque e hoje, este e sim mais um caso de HOMOFOBIA.... porque nao fecham a rua augusta e os prostibulas que ali tem? O autorama merce sim uma revitalizaçao... coisa que a antiga prefeita marta suplice tentou fazer e muito bem feito.. mas os moradores elitistas e HOMOFOBICOS DALI nao deixaram... AGORA O PARQUE DEVE FUNCIONAR 24 HRS e nem isso eles querem deixar... por que alegam deturpação do sucego. Mas se esquecem que pessoas de baixa renda nao tem a mesma condiçao que eles de frequentar locais para seus lazeres se nao os publicos...Senhor HADAD E SECRETARIO DO VERDE, REVEJAM ESSA DECISAO ANTES QUE A COMUNIDADE LGBT REAJA.

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *