sábado, 2 de abril de 2011

A formação da Educação na quebra da Homofobia

Educação

" Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. "

Educação Religiosa

" A Educação religiosa é uma disciplina descritiva e reflexiva sobre os fundamentos, costumes e valores das religiões existentes.Geralmente é uma educação aplicada nas igrejas, como o catequese grupo de jovens."



Educação Familiar

Já está no nome. É a educação vinda de casa, dos pais, da família no todo.

Fiz questão de colocar esses dois tipos de educação e a própria definição de educação no começo deste post, porque acredito que as dois tenha os papéis mais importantes na vida social de qualquer pessoa.
O deputado Bolsonaro diz que o "ser humano é como o meio em que vive", e ele está tão certo, tão certo, que seus filhos são homofóbicos aparentemente igual ao pai.

A primeira educação que recebemos, é a de nossa família. E quem mais quer que nos tornemos grandes homens e mulheres na sociedade, do que nossos pais?
Em relação a homofobia  a educação que vem de casa ultrapassa qualquer barreira de preconceito, religião ou modo de pensar.Essa educação deve ser plena e sem paradigmas, que faça com que os filhos não pendem a gostar de ver alguém sofrer, ou se divertir com as desgraças alheias.
Hoje analisando o cenário gay atual, vejo que é a educação primordial para acabar com a homofobia em nossa sociedade.Os pais devem informar, orientar, acompanhar o filho na descoberta de um amor ou atração diferente, o amor ou atração que duas pessoas do mesmo sexo pode sentir pelo outro. Obviamente que uma criança ao começar entender das coisas do mundo, se perguntará o por que homens e mulheres preferem outras pessoas do mesmo sexo, já que seus país são de sexo opostos. Dúvidas essas, que devem ser sanadas com responsabilidade e transparência  na relação Pai/Mãe X Filhos.

É um assunto complexo, até por se tratar de uma coisa tão complicada, que é a família. Porém em pleno séc. XXI é de obrigatório o assunto de opção sexual dentro do contesto familiar.Se a criança passar dos 7 anos, que é quando começa a formar suas próprias idéias do mundo, sem saber ao certo o que é um gay, teremos mais um homofóbico nas ruas.
Ensinar, orientar, mostrar á criança o que é um homossexual, e o por que de sua escolha, não é de forma alguma uma apologia. É sim uma oportunidade da família criar um cidadão sem preconceito ou ódio.
Ódio aos gays???Não, ódio a própria falta de informação e base familiar.



Um aspecto bem curioso da relação educação familiar e escola, é que para maioria dos pais, a criança vai aprender a ser cidadão na instituição, e isso é um grande absurdo.
A escola tem como objetivo enriquecer e complementar a criança ou jovem na formação acadêmica e cultural.Além disso a escola é a fantástica máquina que cria sonhos e ideais, e os professores, os mestres responsáveis por despertar essa vontade nas pessoas de transformar seus sonhos em realidade, em objetivos.

A escola tem a obrigação, seja por iniciativa governamental ou não, inserir a homossexualidade e a quebra de paradigmas em seu conteúdo acadêmico.
O MEC tem tentado fazer um pacote anti homofobia nas escolas, a qual eu não concordo.O material apresentado pelo Ministério da Educação, traz em seu enredo informações pela metade e não tentam inserir na sociedade nenhum tipo idéia anti homofóbica.
Vejam bem, essa é minha opinião, como pessoa, estudioso, ativista e blogueiro.

A educação nas escolas deveria começar dos mais remotos anos da história. Fazer com que o aluno veja que a homossexualidade não foi imposta, não surgiu do nada, do além.Que ao contrário, ela vem dos primórdios da história, até mesmo antes de Cristo.
Fazer com que o aluno entenda a  sexualidade, o direito de escolha, a relação entre gays com a sociedade e a religião são de extrema importância para mais tarde tratar de homofobia e como esse sentimento pode afetar negativamente a vida das pessoas.


Por fim, a educação religiosa. 
A religião inicialmente criada para mostrar o caminho do bem, do amor, da paz entre as pessoas com Deus, entra em campo na homofobia como o time adversário.
O pré-conceito contra gays nas religiões, partem do princípio da bíblia nos tempos em que a religião Católica dominava o mundo com suas história "mirabolantes" de que tudo que ia de encontro ao que a igreja falava, era obra do demônio.


Pois bem, a religião que sempre distorceu as palavras de Deus e de Jesus Cristo, hoje faz apologia ao preconceito e a discriminação em seus cultos, missas e grupos de jovens pelo Brasil a mundo á fora.Acabam saindo do contexto, salvar as almas, e criam embates pitorescos e de baixo nível para assegurar que seus fiéis não se rendam ao que está em seus olhos. Que a homossexualidade é uma realidade, e deve ser aceita de forma respeitosa e sem obstáculos.
Não, não sou de forma alguma contra religiões.Sou religioso e tenho muita fé no que acredito também.O que não pode acontecer é a igreja usar de um dos dons mais preciosos das pessoas, a Fé, como arma de manipulação.
Mas é bom dizer aqui também, que o medo de perder fiéis tem mudado a cabeça dos líderes religiosos.A igreja Católica e algumas igrejas Protestantes estão "adaptando" suas bíblias e suas aulas do grupo de jovens.Hoje já é possível ler em alguns livros de catequese, que os homossexuais são filhos amados de Deus e devem ser acolhidos e amados como qualquer pessoa, claro desde que o a pessoa se priva dos desejos carnais.

Espero que aos que lerem esse post, saibam a importância de educar nossas crianças com mais cuidado e mais responsabilidade.
Não é por que estamos falando de homofobia, mas sim de criarmos cidadãos dignos e livre de ódio ou aversão a quem quer que seja. Sejam negros, gays, portadores de necessidades especiais, entre outros.
No final não é dinheiro, escolha sexual ou posição social que faz a diferença, pois iremos para o mesmo lugar.

Como diz a minha avó:

"Do pó viemos, e ao pó voltaremos"

#HomofobiaNão
#ForaBolsonaro

Por Erik



2 comentários:

  1. Por que exatamente você é contrário ao kit de combate à homofobia do MEC?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não sou contra o "kit anti homofobia".Sou contra a abordagem que ele toma.Acho que abordar esse assunto com crianças e adolescentes deve ser de extrema cautela.A homossexualidade é um assunto que envolve sociedade, religião, família, etc.O MEC precisa rever o que está prestes a colocar em prática e trazer um conteúdo mais educativo. Mostrar o que é a homossexualidade antes de mais nada. Montar uma cronologia até os dias de hoje seria uma melhor proposta de educação.

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *