quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Entrevista completa com Peter Fiske ( 2º Parte)



Nascido em Nova York, Peter mudou-se para Sn Fancisco em 1966, mas voltou a Nova York em 1968. Passou os próximos 6 meses de sair para o seu lugar favorito no Stonewall. Pouco antes do motim mudou-se de volta para São Francisco onde vivi até hoje, por mais de 40 anos.



Confira a 2º parte da entrevista com Peter Fiske.





[ PLANETA G ] Como era antes da rebelião de Stonewall? Como os gays que freqüentavam os bares e as ruas se comportavam?

[ PETER ] Antes de  Stonewall houve repressão. Subornos a policiais para manter a bares gays em aberto. Pilhagens e prisão para os meninos gays e meninas. Seu nome foi publicado no jornal, se você foi preso e então você perdeu o seu emprego e família. Foi muito ruim e assustadora. 



[ PLANETA G ]Você estava no dia da rebelião?

[ PETER ]  Stonewall era nosso lugar, que abriu em 1968 e atraiu os excluídos, as prostitutas, os travestis, os meninos de couro, as pessoas da rua. Os negros, porto-riquenhos, latinos, brancos, lésbicas. Todos íamos lá para dançar e estar juntos. Foi a nossa casa. Eu estava lá toda noite por seis meses, mas deixei para voltar a São Francisco 3 dias depois do motim. Se eu estivesse lá quando a polícia invadiu, eu teria lutado. Isso é o que Stonewall é tudo. Nós lutamos e dizemos que não a opressão. Não tenho mais medo. Nós somos seres humanos! 

[ PLANETA G ]  Fale um pouco sobre como foram estas "visitas" da polícia nos locais freqüentados por gays.
[ PETER ] A polícia chegou à Stonewall porque o suborno não foi pago.Eles pensaram para prender os clientes e assustar a gerencia.Quando eles fecharam o bar foram muito rudes e violentos e as rainhas ( Drag Queem ) lutaram. Fora de rochas e pedras e sapatos voou para a polícia. O motim durou quase uma semana. A revolução de Libertação Gay / Gay Pride, que começou ainda continua em todo o mundo. 

[ PLANETA G ] Qual é a conexão real dos transexuais na rebelião de 1969?
[ PETER ] O Drag queens e Transexuais eram fortes fihghters. Além disso, os meninos de  couro eram maltratados e tinham mais raiva contra a polícia violenta. Admiro-os tanto para lutar e queimando carros da polícia e apedrejando a polícia. Muitos ficaram feridos e foram levados para a cadeia. 

[ PLANETA G ] Como você se sentiu participando desses movimentos? Movimentos esses que eram novos no mundo e se tornou um marco importante na história gay no mundo.
[ PETER ] Stonewall e o motim de Junho de 1969 foram o início da liberação gay no mundo. Nós somos iguais a qualquer outro ser humano e não vamos levar nada menos do que o nosso direito humano de ser livre. Isso é o que significa Stonewall e que continuam lutando por nossos direitos humanos hoje em todo o mundo e nos EUA e no Brasil. 


[ PLANETA G ] Como é a vida dos veteranos de Stonewall nos EUA? Vocês mantém contato, se reúnem ainda?
[ PETER ] Nós veteranos de  Stonewall nos mantemos juntos através da Associação de Veteranos de Stonewall, em Nova York. Eu sou um membro e ainda somos ativistas na luta pela igualdade civil plena! Eu tenho ficado apenas um ano na Califórnia em busa do meu direito à igualdade no casamento! 

[ PLANETA G ] Já veio ao Brasil? Já ouviu falar do Orgulho Gay de SãoPaulo?
[ PETER ] Sim, eu amo o Brasil e espero um dia ir a Parada do Orgulho Gay de São Paulo. Eu estava no Pride de San Francisco bordo ao SFLGBTPRIDE 2001-2005. 

[ PLANETA G ] Apesar de São Paulo e até mesmo o Brasil terem grandes manifestações pró GLBT, a violência aqui ainda é muito grande contra os gays.Temos problemas políticos e confrontos com religiões.O que você diria para os ativistas que carregam bandeira no peito e também para os  jovens de hoje, em continuar lutando?
[ PETER ] Eu digo, se eu ainda posso lutar pelos meus direitos iguais e ser preso em 65 anos de idade, isso pode de todos vocês. Não tenha medo ... Se não travar as batalhas não podemos vencer os nossos direitos. Seja destemido. não estamos sós. Temos aliados que apóiam nossa causa. Continue lutando e você vai vencer no final! 


[ PLANETA G ] O que Stonewall promoveu em sua vida? Tanto coisas boas quanto ruins.
[ PETER ] Por causa de Stonewall, que me tornei um ativista gay. Eu nunca me arrependi dando a minha energia para lutar por direitos iguais para homossexuais há mais de 40 anos. Tenho muito orgulho, por que eu estava lá no começo e ainda posso trabalhar para o meu povo. Temos de pagar o preço de nossa vida, devemos fazer o bem no mundo. Isso é o aluguel que pagamos para o espaço que ocupamos na terra. Uma grande Senhora Rainha Elizabeth, a Rainha Mãe disse-me que uma vez, quando eu a conheci ... mas isso é uma outra história. 
Sem Stonewall ainda estaríamos oprimidos. Hoje eu apoio Get Igualdade ea Campanha Coragem nos EUA e todas as organizações gays lutando pela igualdade em todo o mundo. 

FOTOS

Todas as fotos devem ser creditadas a LGBT de São Francisco Sociedade Histórica e a Rebekah Kim.
[1] Peter Fiske - Jan/1969
[2] Ron Kemper - Dez/1968
[3] Gilded Cage - Dez/1968
[4] Gilded Cage e Jimmy Lickess 
[5] Gilded Cage - Dez/1968
[6] Grupo de Veteranos de Stonewall - 2009
[7] Cast de Gilded Cage 



"Clube de couro da motocicleta em 1967. Estou ( Peter ) na linha inferior à direita. Vocês podem ver o meu nome Peter. Meu amigo Ron é próximo a mim. Nós somos os únicos ainda vivos a partir da fotografia. Assim, muitos mortos de Aids, HIV. 
Finalmente eu digo a todos meus amigos no Brasil. Seja você mesmo. Não mais armários. Amor e paz"


 Peter Fiske


Queria agradecer a todos os leitores criticaram positivamente essa seqüencia de reportagens história sobre Stonewall.
Quero agradecer a Peter, que colaborou divinamente em pro da história LGBT no mundo nos cedendo essa simples entrevista, de grande importância.

Erik

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *