segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

São Paulo - 456 anos.


"ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”.(José de Anchieta - 1553)



Essas foram as primeiras palavras do jesuíta quando pisou nas terras de Piratininga como era chamado a planície onde hoje se localiza o Pateo do Colégio.
Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal.Em 1815, a cidade se transformou em capital da Província de São Paulo. Mas somente doze anos depois ganharia sua primeira faculdade, de Direito, no Largo São Francisco. A partir de então, São Paulo se tornou um núcleo intelectual e político do país. Mas apenas se tornaria um importante centro econômico com a expansão da cafeicultura no final do século XIX.

No início dos anos 1930, a elite do Estado de São Paulo entrou em choque com o governo federal. O resultado foi a Revolução Constitucionalista de 1932, que estourou no dia 9 de julho (hoje feriado estadual). Os combates duraram três semanas e São Paulo saiu derrotado. O Estado ficou isolado no cenário político, mas não evitou o florescimento de instituições educacionais. Em 1935 foi criada a Universidade de São Paulo, que mais tarde receberia professores como o antropólogo francês Lévi-Strauss.


Hoje São Paulo é a 3º maior cidade do mundo com 1.522 Km² e aproximadamente 11.016.703 habitantes.A metrópole é o polo industrial e econômico do país.




Conhecida também por ser a maior cidade Businiss da América Latina, São Paulo encanta com sua cultura miscigenada e nomeada com uma das melhores gastronomias do mundo.


Hoje São Paulo conta com (N. aprox.) 12.5 mil restaurantes, 705 centros de cultura e lazer como teatros, cinemas, parques e etc.
Promove por ano 90 Mil eventos, estando em 12º no ranking mundial na categoria.
A cidade recebe anualmente 11 milhões de visitantes. Dos que se hospedam na rede hoteleira, 16,4% são estrangeiros e 82,46% são brasileiros. (8)
Dos turistas internacionais que visitam São Paulo, 38% são da Europa, 30% dos EUA e Canadá, 21% do Mercosul, 7% da América Latina e 4% são da Ásia. (8)
Cerca de 50% d
os turistas da cidade vem a negócios, 39% a lazer.




Enfim, São Paulo hoje no Brasil é a mais próxima de uma cidade de 1º mundo, embora encare grandes problemas de urbanização, violência, desigualdade social e muitos outros problemas enfrentados por muitas outras cidades.

Não há um paulistano que ame São Paulo.Falamos mal e reclamamos e sempre estamos insatisfeitos, mas não deixamos nossa cidade por nenhuma nesse mundo.A correria, os eventos, os protestos, a atenção do mundo sempre voltada para nossa resposta que já faz parte da elite mundial.


Parabéns São Paulo pelos seus 456 anos.


Os dados apresentados aqui foram retirados dos dados oficiais publicados pela Prefeitura do Município de São Paulo.
http://www.cidadedesaopaulo.com/


Por Erik



Um comentário:

  1. Muito bom pessoal!!
    São Paulo é uma cidade m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a e não merece essa gente que suja, polue e diminue nossa cidade. Uma cidade que carrega o Brasil nas costas com o trabalho do seu povo que é satirizado como gente maluca que trabalha o tempo todo. Alguém precisa pagar essas bolsas família, casa, pt, dinheiro na cueca, na meia, etc... que o governo inventa e somos nós que pagamos isso, nós que moramos e trabalhamos nessa cidade.

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *